top of page

Web Summit: Snowden alerta para o perigo da recolha de dados

Esta segunda-feira, na Web Summit, Edward Snowden, em direto da Rússia, explicou como a recolha massiva de dados dos cidadãos é inimiga da liberdade e da democracia.


João Porfírio/OBSERVADOR

O orador mais esperado do dia nem sequer pisou o palco da Altice Arena. Diretamente da Rússia, onde está exilado há quase 6 anos, Snowden falou por videoconferência. O seu discurso focou-se na privacidade de dados.

O ex-CIA explicou que, depois de entrar na NSA, percebeu que o seu trabalho ia contra as regras do juramento que fez para defender a Constituição dos Estados Unidos.

“Começamos a vigiar toda a gente, em todo o lado a toda a hora, mesmo as pessoas que não tinham feito nada de mal. Eram vigiados antes de infringir a lei”, contou.

Anos depois da sua denúncia, Edward Snowden considera que, agora, as pessoas estão zangadas com as entidades certas, mas pelos motivos errados. Seja o Facebook ou outra empresa, o problema é que o “abuso” é legal, “legalizamos o abuso da pessoa, fizemos um sistema que torna a população vulnerável”, explicou.


O Regulamento Geral de Proteção de Dados, em vigor em todos os estados-membros da União Europeia, também foi tema de conversa. Snowden admitiu que apesar de ser um bom esforço, continua a não eliminar o problema. “O RGPD presume que a recolha de dados aconteceu, que é OK espiar toda a gente a toda a hora, desde que nunca haja fugas de informação, desde que apenas eles estejam ao controlo dela”. Esta situação, dá um “falso sentido de segurança” às pessoas que se sentem protegidas pelo RGPD, já que foi provado, com vários casos, que é impossível não existirem fugas de informação.

“A minha geração, principalmente a geração a seguir à minha, não é dona de nada. Já não tem permissão para ser dona de nada. Simplesmente por terem um telefone, há uma recolha massiva de dados. E isto é uma coisa que as empresas não percebem”, continuou.

Snowden terminou o discurso com um aviso: “ Não são os dados que estão a ser explorados, as pessoas é que estão a ser exploradas. As pessoas é que estão a ser manipuladas." E, segundo o ex-expião, só nós próprios nos podemos proteger.


Comments


bottom of page