top of page

Flamengo de Jorge Jesus ganha a Libertadores

Após 38 anos, o Flamengo, orientado por Jorge Jesus, conquistou pela segunda vez a Taça Libertadores em futebol. Venceu o detentor do título River Plate por 2-1, na final da 60º edição da prova.

Foto: Reuters

Foi a primeira vez que a final da Libertadores foi decidida em modelo europeu, num só jogo , no Estádio Monumental de Lima, no Peru.


Na primeira parte, não houve grandes surpresas nem grande perigo por parte do Flamengo. A equipa argentina do River Plate demonstrou-se agressiva e intensa, a bloquear o jogo dos brasileiros. Foram cometidas 18 faltas na primeira parte pelo River, e apenas 6 pelo Flamengo. Foi assim que o River Plate impediu o Flamengo de jogar e alcançou a vantagem. Aos 14 minutos, Borré marcou, face a dois centrais passivos.


A segunda parte foi outra história. O Flamengo entrou com mais vontade e garra, a disputar as bolas. Apostou no jogo mais logo, visto que o relvado estava seco e a bola prendia muito, o que tornava a circulação mais lenta. Conseguiu assim criar algum perigo à baliza do River Plate ao minuto 57, mas nem Arrascaeta nem Gabriel, nem Everton conseguiram marcar. Aos 74' e 76' voltou a surgiu o aviso de perigo, mas sem efeito.


Os 88 minutos foram o ponto de reviravolta. Gabriel Barbosa, ou “Gabi Gol”, conseguiu o empate, que deixou aberta a possibilidade de prolongamento. Mas não chegou a isso. Mesmo no final do jogo, de novo, Gabi Gol remata de pé esquerdo e rouba a taça ao River Plate.


Gabriel Barbosa sobe assim ao mesmo pedestal de Jorge Jesus, que é agora um herói para os mais de 40 milhões de adeptos do Flamengo. Esta é a 17º final na carreira do Treinador e a 11º que ganha.


Segundo Jorge Jesus, este é o título mais importante da sua carreira. “A Libertadores é na América do Sul como a Champions na Europa. Qualquer uma das equipas podia ter vencido. Um já está, agora vamos tentar juntar o campeonato. Mas, este é sem dúvida o troféu mais importante”, confessou o treinador à SportTv.


Agora segue-se o Mundial de Clubes e o técnico parece confiante. “Quando cheguei ao Brasil tinha em mente três troféus. Vamos ao Mundial de clubes e acredito que vamos à final. Para já, quero partilhar esta vitória com o povo português", afirmou Jorge Jesus.

Comments


bottom of page